Mentoring Protege


Serviços de mentoria para gestores públicos 


Auxiliando diversos órgãos públicos com serviços de consultoria e treinamento ao logo do tempo, o Instituto Protege percebeu uma grande lacuna em relação aos programas de capacitação tradicionais no âmbito da gestão pública: os inúmeros treinamentos, palestras e oficinas não são suficientes para conferir ao gestor a segurança necessária para tomada de decisão e avanço da gestão pública em prol do interesse público e cumprimento das regras de controle.

Os treinamentos partem de um nivelamento dos gestores, como se todos em sala de aula possuíssem iguais conhecimentos ou realidade ou, ainda possuíssem a mesma maturidade no tema abordado. E, sabemos, que essa não é a realidade dos servidores e nem dos órgãos. Percebe-se que, apesar de todo assessoramento, na hora de decidir o gestor se vê solitário, sem ter com quem compartilhar suas angústias e incertezas.

o Instituto Protege desenvolveu um programa completamente diferenciado no mercado: o Mentoring Protege, que tem por objetivo o apoio e aconselhamento, focado nos desafios e dúvidas enfrentadas pelo gestor que, por alguma razão, se encontra com dificuldade de gerenciar, na sua totalidade, determinada atividade ou tarefa relacionada com a gestão de seu órgão.

Nesse Programa de mentoria é designado um mentor que cumprirá o papel de um “padrinho experiente”, um especialista com maturidade profissional e conhecedor de práticas de sucesso experimentadas e aprovadas em outros órgãos, capaz de analisar os cenários e aconselhar os gestores sobre os pontos positivos e negativos das soluções, por meio de sua expertise.

Como opcionais e a pedido do mentorado, o mentor poderá fornecer orientações complementares por meio de nota técnica ou relatório para dar suporte nas decisões, ou ainda realizar revisões nos produtos elaborados pelos gestores.

As notas técnicas ou relatórios serão elaborados no prazo de 30 horas úteis contadas do pedido, contendo orientação escrita de caráter consultivo e acompanhada da respectiva fundamentação legal, doutrinária ou jurisprudencial – não consistindo, todavia, em parecer jurídico. Conforme a sensibilidade da questão tratada na mentoria, a nota técnica ou relatório poderá demandar prévias reuniões internas de trabalhos dos mentores do Instituto Protege para estudo, consolidação das informações e pesquisa de potenciais soluções ou alternativas, antes da proposição de soluções. Nessa hipótese, o prazo para a apresentação da nota técnica será ajustado entre as partes.

Se eventual dúvida residir no direcionamento técnico da elaboração de um documento ou instrumento, o mentor poderá acompanhar a sua produção em todas as fases, alertar sobre problemas e falhas ou mesmo orientar, quando necessário, uma reestruturação do documento ou instrumento elaborado, sugerindo boas práticas, jurisprudência, bibliografia ou caminhos para o alcance dos objetivos estabelecidos. Importante considerar que este trabalho não se confunde com uma consultoria, onde um profissional especializado é o autor de determinado produto; no Mentoring Protege, o mentor atua como um orientador especializado que direciona o gestor – às vezes menos experiente – e interfere somente o necessário para que o trabalho siga na direção adequada.

DIFERENCIAIS DO PROGRAMA DE MENTORIA

1) a possibilidade de acessar um mentor qualificado e experiente a partir de qualquer lugar do País por meio de recursos como videoconferências por Skype ou WhatsApp, uso de e-mail e demais ferramentas tecnológicas capazes de aproximar o conhecimento e a experiência do mentor das necessidades do gestor; e

2) todos os mentores do Instituto Protege têm contato entre si e podem levantado em um fórum composto por notórios especialistas, tendo por tutor um discutir um problema dos maiores administrativistas do País, o Professor Jorge Unisses Jacoby Fernandes.

O Mentoring Protege é um modelo de orientação personalizada e individual que oferece resultados práticos já nas primeiras sessões. Com uma conversa aberta e franca com o seu mentor, o gestor poderá ter acesso a boas práticas recomendadas ou já aprovadas pelo Tribunal de Contas da União, exemplos ou modelos de documentos de acesso público, cases de sucesso, dentre outros; tudo baseado no conhecimento, formação e experiências adquiridos por um mentor pleno, sênior ou máster, especialista no tema em debate.

QUAL A VANTAGEM PARA O GESTOR?

  • Proteção como consequência do conhecimento pontual e atualizado;
  • Mais eficiência na gestão;
  • Otimização de tempo;
  • Maior segurança e empoderamento para tomada de decisão;
  • Autonomia para novos projetos e decisões

QUAL A VANTAGEM PARA O ÓRGÃO?

  • Gestores mais qualificados;
  • Celeridade na execução de projetos;
  • Eficietização da gestão pública (Princípio da Eficiência);
  • Maior economicidade;
  • Maior qualidade nos serviços prestados à população.

Contato



(61) 3548.0040 (61) 99177-1769
contato@institutoprotege.com.br

SHIS QL 12, Conjunto 4, Casa 20 – Península dos Ministros – Lago Sul – Brasília / DF